Slogan

Projetos

Familiarizando-se

Familiarizando-se Familiarizando-se é um projeto voltado para crianças de 4 a 11 anos que busca resgatar a brincadeira, direito assegurado a crianças e adolescentes, como atividade lúdica e de educação informal. Funciona em dois turnos – manhã e tarde, em regime de contraturno escolar, sendo fornecidas duas refeições por turno, não sendo interrompidas nas férias escolares. Espera-se com o projeto garantir espaços seguros para a brincadeira, tempo livre para a criança exercer sua criatividade, permitindo o convívio com outras crianças para que elas troquem brincadeiras e conhecimentos. As atividades desenvolvidas trabalham a temática das artes, danças, papel e tinta, circo, música entre outras fomentando a alegria, o entusiasmo e novas descobertas.

Projeto Olhares

Projeto Olhares O Projeto Olhares é uma ação sociocultural desenvolvida por meio da fotografia, realizado desde 2011. Atende à aproximadamente 45 jovens de 12 a 21 anos, moradores da comunidade do Rosário em Teresópolis/ RJ. O Projeto Olhares é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela CRT-Rio Teresópolis sob a gestão do Lar Tia Anastácia e Nova Criativa, realizado pelo Governo Federal através da Instituição.

O objetivo do projeto é proporcionar as participantes, contato com o mundo da fotografia, despertando um olhar sobre a comunidade em que vivem buscando despertar a profissionalização. O resultado deste trabalho é a montagem de uma exposição fotográfica, com fotos que retratem temas da comunidade. Está atualmente na sua 6ª edição tratando da temática “Rosório Sonho e Cores

Recebeu premiação em concurso municipal - Medalha Darcy Ribeiro. Categoria Educação como ferramenta para promoção e inclusão social. Na página específica do facebook “Olhares” você poderá ver fotos feitas pelos adolescentes, e fotos das exposições realizadas, inclusive com o recurso de “Pra Cego Ver”.

Costurando o Amanhã

Costurando o Amanhã Costurando o Amanhã é um projeto de Geração de Trabalho e Renda, autossustentável desde 2010, para 20 mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social. O contorno do grupo segue o formato de gestão participativa, durante todo o ano utilizamos as reuniões mensais para tomar decisões, fazer a prestação de contas, além de organizar as atividades para o mês que se segue. As reuniões mensais também são utilizadas para motivar e unir o grupo com vídeos, dinâmicas e muita conversa, os resultados vêm sendo observados de forma gradativa. O grupo atualmente está na linha da reutilização do jeans, confeccionando bolsas e acessórios femininos.

Quanto aos recursos humanos, este conta com uma Assistente Social responsável pela execução e gestão do projeto.

FEIRARTE A infraestrutura destinada compreende uma sala ampla com os maquinários e insumos da costura e barraca na FEIRARTE – Feira tradicional da cidade, para venda dos produtos. No que tange ao custeio das despesas administrativas, estas são financiadas na totalidade pela instituição. Além da FEIRARTE, o escoamento da produção acontece através da parceria com a rede ASTA, com o site da BEMGLO, em feiras e eventos ocasionais e ainda conta com a colaboração de pessoas físicas que levam nossa produção para vender.