Slogan

O Lar Tia Anastácia

O Lar

Somos um Centro de Atenção e Serviços a Criança e a Família. um espaço destinado à atenção integral aos diferentes seres sociais, atenção entendida aqui como um cuidado, um olhar diferenciado ao outro de forma tal que possam desenvolver habilidades e pensamentos críticos, descobrindo seus talentos, transformando suas realidades e fomentando a sua cidadania.

Nossa Missão

Contribuir para o desenvolvimento humano através da prestação de serviços e da atenção integral a crianças, adolescentes e familiares, promovendo a defesa dos direitos e o exercício da cidadania e utilizando a arte, educação, cultura, recreação, desporto e geração de renda, como ferramentas para que estes possam ser protagonistas na transformação de suas realidades.

Como tudo começou

Em 1987 o casal Mary Pinheiro de Souza e João dos Santos Garcia começou a receber, em sua própria residência, crianças e adolescentes em situação de risco.

Com o aumento dos casos, em 19/10/1997 foi fundado, oficialmente, o Lar Tia Anastácia (LTA), abrigo para vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos e de abuso sexual encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Vara da Infância, polícia ou hospitais da cidade.

O Lar Em 1999, foi doado o terreno de 2.840 m² para construção da sede por um empresário de Teresópolis. Desde 04 de agosto de 2002, o Lar Tia Anastácia funciona na Rua Otto de Alencar, 380, numa construção de 550 m². Até dezembro de 2006, continuou funcionando em regime de abrigo, deixando de sê-lo pela dificuldade em obter o montante necessário para seu custeio, que envolvia o funcionamento permanente, para o atendimento, inclusive, de crianças com necessidades especiais.

A partir de fevereiro de 2007, uma nova era começou para a Instituição: de abrigo para crianças o LTA passa a ser Centro de Atenção à Criança e à Família, contando com a ajuda de benfeitores para o custeio das suas atividades, operando em horário diurno e agindo como complemento sócio-psico-cultural para as crianças e suas famílias, gerando oportunidades de desenvolvimento humano.

Hoje o Lar Tia Anastácia possui uma estrutura organizacional que conta com apoio de uma diretoria voluntária, de funcionários e voluntários.

O que fazemos

Enquanto Centro de Atenção e Serviços o Lar Tia Anastácia é um espaço destinado à atenção integral aos diferentes seres sociais, atenção entendida aqui como um cuidado, um olhar diferenciado ao outro de forma tal que possam desenvolver habilidades e pensamentos críticos, descobrindo seus talentos, transformando suas realidades e fomentando a sua cidadania.

Levamos em conta o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos e a singularidade da família, seus diferentes arranjos familiares e sua vulnerabilidade no contexto social, bem como sua disponibilidade de dar conta de suas atribuições e sua capacidade para se transformar. As atividades previstas e desenvolvidas pela Instituição são consideradas atividades meio para a missão institucional de contribuir para o desenvolvimento humano. O Serviço e Atenção definidos como objeto de nossa atuação passam pela efetiva existência de um programa que venha a olhar de forma diferenciada todos os participantes das atividades e que possa trabalhar em prol do desenvolvimento de valores e aquisição da cidadania.

Para tal a equipe técnica desenvolve atividades diferenciadas com vistas ao empoderamento dos indivíduos e das famílias, através de instrumentos como o atendimento individual, visitas domiciliares, reuniões, palestras, formação de grupos operativos e de geração de renda e das parcerias para a prestação de serviços efetivos à comunidade que venham a favorecer possíveis transformações de suas realidades.

Atualmente contamos com o Projeto Familiarizando-se, Projeto Olhares e Costurando o Amanhã além de oficinas diversificadas.

Diretoria Gestão 01/03/2019 a 28/02/2022

Presidente e Vice-Presidente: Jeanette Botelho Cavalcanti de Albuquerque
 
1º Tesoureiro: Carolina Medeiros da Rocha
 
2º Tesoureiro: Vera Lúcia Rodrigues Carneiro
 
1ª Secretário: Samuel Santos Alves
 
2ª Secretário: Márcio Francisco de Paula

Amigos do Lar Tia Anastácia

Existem vária formas de você ajudar....Vem!!!

Participe!

Você também pode transformar vidas......

Cadastre-se para doar no PagSeguro clicando aqui.